Colégio agostiniano celebra escolha de papa Leão XIV e expõe quadro na recepção: ‘Imensa alegria’, diz diretor
09/05/2025
(Foto: Reprodução) Ordem Agostiniana, da qual novo papa já foi coordenador-geral, mantém em São José do Rio Preto (SP) atividades em tradicional colégio e duas paróquias. Rio Preto celebra escolha do papa Leão XIV; cidade tem escola agostiniana
A eleição do novo papa Leão XIV foi celebrada pelos agostinianos em São José do Rio Preto (SP), ordem religiosa à qual pertence o sumo pontífice. O tradicional colégio agostiniano da cidade expõe na recepção um quadro com a foto de anos antes de Robert Prevost tornar-se papa. Os religiosos também administram duas paróquias.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Em entrevista à TV TEM, o diretor pedagógico da escola, Jesus Martinez Piñero, comentou a grande repercussão que o anúncio do resultado do conclave, na quinta-feira (9), teve para a comunidade agostiniana.
“Foi uma imensa alegria (a eleição do papa Leão XIV), porque um dos nossos irmãos vai ser pastor da igreja universal. Poder compartilhar com todos os cristãos do mundo o sentimento de Agostinho, de concórdia com todos os povos, é maravilhoso. O papa Leão XIV ressaltou isso em sua primeira homilia”, disse Jesus Piñero, em entrevista à TV TEM.
Representantes do Colégio Agostiniano de São José, que fica na rua dos Agostinianos, no Jardim Santa Catarina, já tiveram encontros anos atrás com o novo papa. Entre eles, Luiz Fernando Marchesin, ex-coordenador de Pastoral do colégio; padre José Luís Arias, ex-diretor geral; padre Abelardo Benito, ex-diretor do colégio.
É que antes da sua eleição, nesta quinta-feira (9), o cardeal Robert Prevost visitou o Brasil, em 2012, no cargo de coordenador-geral (prior) dos padres da Ordem de Santo Agostinho.
Em São José do Rio Preto, os agostinianos também mantêm atividades em duas paróquias: a de Santa Rita de Cássia (no Jardim Santa Maria) e a de Santa Mônica (Residencial Cidade Jardim).
Eles se estabeleceram na região em 1933, a partir do distrito de Engenheiro Schmitt.
Foto do Papa Leão XIV,. Integrantes da escola já tiveram reuniões com Robert Prevost anos atrás
Rodrigo Carraro/TV TEM
Sentido da vida
Assim como a Ordem dos Franciscanos, à qual pertencia o antecessor papa Francisco, a Ordem de Santo Agostinho tem caráter mendicante. A diferença, de acordo com o diretor pedagógico do colégio rio-pretense, é que o carisma agostiniano destaca em primeiro lugar a interioridade.
“É a busca pelo sentido da vida, e por Deus dentro de nós, para daí sim se lançar ao outro irmão e estar a serviço da igreja onde for necessário, seja nos colégios, nas paróquias, ou na assistência social”, diz Jesus Piñero.
A Ordem dos Agostinianos, também conhecida como Ordem de Santo Agostinho ou Frades Agostinianos, foi fundada no século XIII. Ela não foi estabelecida diretamente por Santo Agostinho (354-430 d.C.), mas sim pelo Papa Inocêncio IV.
Leão XIV
Papa Leão XIV
GloboNews/Reprodução
No segundo dia do conclave, a fumaça branca - indicando que os cardeais chegaram um consenso - foi emitida na chaminé da Capela Sistina às 13h07 desta quinta-feira (8), no horário de Brasília.
Cerca de uma hora depois, foi anunciado que o cardeal Robert Prevost havia sido eleito e adotaria o nome de Leão XIV. Com 69 anos, ele é o primeiro papa norte-americano e é considerado o líder mais jovem dos últimos 35 anos.
LEIA TAMBÉM
Primeiro pontífice dos EUA tem nacionalidade peruana
Leão XIII: quem foi e quais os marcos do seu papado
'A paz esteja com todos vocês!' Veja a íntegra do discurso inaugural do novo papa
Apesar de ter nascido em Chicago, nos Estados Unidos, o pontífice construiu grande parte de sua carreira na América Latina e é cidadão naturalizado no Peru. Próximo de Francisco, ele disse em seu primeiro discurso que "o papel da igreja é sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem".
Com um perfil considerado discreto, o novo papa não costuma ser próximo de holofotes e entrevistas. Junto de sua formação em teologia, ele é visto como um grande conhecedor da lei canônica, que rege o catolicismo, e possui um pensamento reformista, alinhado aos pensamentos do papa anterior.
O pároco da Catedral de Sorocaba, Tadeu Rocha Morais, explica que a escolha de seu nome se deve à XXX. Ele sucede o papa Leão XIII, que foi considerado inovador para a sua época.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
F